segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Afectos com Letras dá Natal feliz a crianças da Guiné-Bissau

A Afectos com Letras, sedeada em Pombal, está a recolher, até ao dia 20, diversos bens e brinquedos, com vista a integrar um novo contentor de ajuda humanitária, destinado à Guiné-Bissau.

Segundo a presidente daquela organização não governamental, Joana Benzinho, o objectivo passa por recolher tudo o que é material didáctico, brinquedos, livros infantis, jogos, arroz, massas ou leite em pó, para que, neste Natal, “faça as delícias das crianças que apoiamos na Guiné-Bissau”.

Com três anos de actividade, a presidente um “balanço positivo” até porque “alguns dos nos­sos sonhos concretizaram-se”. Porém, Joana Benzinho refere que “falta muito”, sobretudo “alguns projectos precisam de bem mais que a nossa vontade e o nosso entusiasmo para avançar”, frisa.

A associação dispõe de escola com 125 alunos em Djaló a funcionar com o apoio dos padrinhos do projecto BAOBÁ, “que permitem a estas crianças terem material didáctico, alimentação, acompanhamento médico e professores de qualidade” , diz.

Apoia, ainda, a Creche de Varela com 85 crianças, através do pagamento do salário dos professores, e recentemente deixou no Hospital Nacional Simão Mendes, “centenas e centenas de medicamentos para os doentes carenciados ali internados” como “comprámos alimentos para a cozinha o que permitiu uma refeição diária”, refere Joana Benzinho.

Para a presidente da Afectos com Letras, “as seis missões solidária já realizadas nestes três anos tiveram um resultado superior às expectativas”, até porque foram levados médicos, psicólogos, nutricionistas e professores, que “ali deram aconselhamento e consulta”.

O mais recente projecto é a Biblioteca de Bissau com um fundo documental com mais de 13 mil livros.

“Temos três anos muito ricos em emoções, em experiências, em gratidão e em sorrisos”, afirma Joana Benzinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário