segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Três voluntários da ONG Na Rota dos Povos acabam de regressar a casa, após 5 semanas de trabalho intenso em Catió, Guiné-Bissau.

Depois de, em 2011, se ter iniciado o projecto “A Educação é o Único Caminho” nesta região carenciada da Guiné-Bissau, equipando algumas salas de aula com o material enviado em 2 contentores, desta vez levamos 5 contentores (de 40 pés).

O primeiro desafio da missão de 2012 foi o de fazer chegar o conteúdo dos contentores de Bissau até Catió. Os 58km da “estrada” Buba-Catió estão praticamente intransitáveis para veículos não 4x4. Restou-nos procurar uma alternativa ao transporte terrestre, e, com o apoio de muitos amigos guineenses, conseguimos que o barco Cofra levasse todo o material por via marítima. O porto, em Catió (Cufar) já não recebia um barco com estas dimensões há vários anos, o que tornou a sua chegada num momento de grande emoção para a população catioense.

Um dos contentores continha material para a área Saúde, e os outros 4 para a Educação.

Os hospitais da região de Tombali, bem como alguns dos centros de saúde situados nas tabancas, receberam, assim, equipamento que proporcionará maior qualidade e conforto para os doentes.

Após um exaustivo levantamento, em cada tabanca e na cidade, das necessidades de cada escola, foi feita a distribuição e o resultado foi que todas as 31 escolas do ensino básico (até à 6ª classe) do sector de Catió, região de Tombali, ficaram equipadas com carteiras, cadeiras, quadros de giz e portas, em todas as suas salas de aula.

Também o material escolar (lápis, canetas, borrachas, afias, cadernos, papel, etc), recolhido pela comunidade escolar (em especial pelos alunos) das 9 escolas portuguesas apoiantes deste projecto foi distribuído pelas 31 escolas de Catió, onde estudam, actualmente, cerca 8.000 alunos!

Com os livros angariados concretizou-se a criação da Biblioteca Na Rota dos Povos em Catió, que foi dividida em duas secções distintas: a infantil, que dispõe de cerca de 1.500 livros, dezenas de jogos didácticos e que será também uma videoteca, totalmente equipada para a projecção de filmes infantis; e a secção para jovens e adultos, onde estão 8.000 livros (escolares e não escolares)!

O sector de Catió ficou, assim, totalmente coberto em termos de necessidades de equipamento. O material escolar é consumível, pelo que, no próximo ano, será reposto. E a biblioteca Na Rota dos Povos é, com toda a certeza,  uma das maiores da Guiné-Bissau, sendo que, segundo sabemos, a secção infantil é uma novidade absoluta!

No próximo ano avançaremos para outro sector da região de Tombali, tão ou mais isolado e abandonado: a ilha de Komo. As necessidades estão identificadas, há muitas escolas para equipar. Também aí pretendemos montar uma biblioteca!

Nada disto existiria sem o apoio, desinteressado e solidário, da comunidade escolar de vários estabelecimentos de ensino do norte de Portugal.

Tudo isto só foi e será possível com o empenho e apoio da maioria dos mais de 30 sócios da Na Rota dos Povos, e dos cerca de 140 apoiantes permanentes da ONG.

Tudo isto, foi feito com o envolvimento e colaboração, em todos os minutos, da população e da comunidade escolar de Catió, num verdadeiro trabalho de equipa!

Tudo isto, foi facilitado pela cooperação da nossa parceira AFACAT (Associação de Filhos e Amigos de Catió).

Para memória futura, colocamos, nas escolas e na biblioteca, uma placa idêntica à desta foto.

Os 8.000 alunos do sector de Catió têm, agora, boas condições físicas para estudar, as crianças e toda a população (da cidade e das tabancas) tem ao seu dispor uma Biblioteca, único meio de aquisição de conhecimento disponível no momento.

Continuamos convictos de que, para qualquer povo, "A Educação é o Único Caminho".

Sem comentários:

Enviar um comentário