quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cedeao oficializa missão na Guiné-Bissau

A presença de uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) na Guiné-Bissau foi oficializada em Bissau, com a assinatura do acordo de missão e do protocolo de acordo sobre a reforma do setor da defesa e da segurança.


Bissau - A presença de uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) na Guiné-Bissau (Ecomib) foi oficializada em Bissau, quarta-feira (7), com a assinatura do acordo de missão e do protocolo de acordo sobre a aplicação do roteiro para o programa de reforma do setor da defesa e da segurança.

Os dois documentos foram assinados pelo presidente da Comissão da Cedeao, Kadré Désiré Ouédraogo, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Guiné-Bissau, Faustino Fudut Imbali.

Segundo a Comissão da Cedeao, o primeiro texto, que compreende 61 artigos, proclama o desejo de promover a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau, em conformidade com as leis internacionais, com a Carta das Nações Unidas, com o Tratado Revisto da Cedeao, com o Protocolo da Cedeao relativo ao Mecanismo para a Prevenção de Conflitos, bem como o Protocolo Adicional da Cedeao sobre a Democracia e a Boa Governação.

O segundo documento sugere que a Guiné-Bissau e a Cedeao partilhem o mesmo desejo de cooperação mútua, para promover uma governação democrática do setor da defesa e da segurança deste país e da abertura dum diálogo estratégico a esse respeito.

A 16 de março de 2011, o governo da Guiné-Bissau aprovou o roteiro redigido pela Cedeao e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre a reforma do setor da defesa e da segurança de agosto de 2010.

Este documento foi depois emendado durante uma reunião mista que decorreu em novembro de 2010 em Abuja, na Nigéria, entre os chefes dos Estados-Maiores dos países da Cedeao e os chefes dos serviços de segurança e representantes da CPLP.

Com mais de 600 soldados e polícias do Burkina Faso, da Nigéria e do Senegal, a Ecomib vai garantir a segurança das autoridades de transição em substituição das tropas da Missão Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG), que já se retiraram deste país lusófono da África Ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário