Bissau - A União Europeia vai disponibilizar 300 mil euros para apoio imediato às eleições presidenciais de 18 de Março de 2012 na Guiné-Bissau, anunciou hoje (sexta-feira) o delegado do bloco europeu em Bissau, Joaquim Gonzalez Ducay, prometendo mais fundos posteriormente.
Gonzalez Ducay, citado hoje pela Rádio Nacional, deixou a promessa no final de um encontro entre o Governo e a Comissão Nacional de Eleições (CNE) com os parceiros do país para a mobilização de pouco mais de quatro milhões de euros para as eleições de Março.
O representante dos "27" em Bissau foi dos poucos diplomatas presentes no encontro a anunciar prontamente o apoio da sua instituição, ficando a maioria dos embaixadores e chefes de missão de dar uma resposta após contactarem com os seus governos e instituições.
De acordo com o secretário de Estado da Cooperação Internacional guineense, Lassana Turé, Portugal comprometeu-se "como sempre fez nos processos eleitorais" a garantir todo material da logística eleitoral.
O delegado da União Europeia afirmou que os 300 mil euros serão mobilizados num fundo existente no país na verba que era destinada para o apoio a consolidação democrática.
Gonzalez Ducay disse ainda que a UE vai disponibilizar mais verbas, embora não tenha indicado a quantia ou a data da entrega.
Sem comentários:
Enviar um comentário