sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Quatro candidatos depositam candidaturas

Trabalho

Bissau - Quatro candidatos às presidenciais previstas para 18 de Março na Guiné-Bissau, dos quais o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, depositaram hoje (quinta-feira) o seu processo no Tribunal Supremo em Bissau, noticia a AFP.

Além do Primeiro-ministro, membro do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC, no poder), os três outros candidatos são o ex - presidente Henrique Pereira Rosa, de 2003 a 2005 (sem indicação), Aregado Mantenque Tè (sem indicação) e Braima Djalo dito "Obama", líder do Congresso Nacional Africano (CNA).

A presidente do Tribunal Supremo, Maria do Céu Monteiro, anunciou que a data limite para o depósito das candidaturas, inicialmente prevista para sexta-feira, foi prorrogada até quarta-feira, 15 de Fevereiro. A campanha eleitoral iniciará a 02 de Março e terminará a 16 de Março a noite.

Os pesos-pesados da oposição bissau-guineense tal como Kumba Yalá, deviam agora fazer parte da candidatura a esta presidencial antecipada que se realiza no seguimento da morte a 09 de Janeiro em Paris do presidente, Malam Bacai Sanhá.

A União Europeia (UE) apresentou uma ajuda de 320 mil euros à Comissão Nacional das Eleições (CNE) da Guiné-Bissau para ajudar a organizar esse escrutínio, soube à AFP de fonte próxima da CNE.

A Guiné-Bissau fixou em quatro milhões de euros o custo da eleição presidencial e das legislativas previstas em Novembro de 2012.

Portugal, antiga potência colonial, prometeu uma ajuda em material eleitoral de um montante de 300 mil euros. A Grã-bretanha igualmente prometeu apresentar a sua contribuição financeira à organização desses escrutínios.

A Guiné-Bissau está confrontado, desde a sua independência e 1974 a um ciclo de violência recorrente, implicando o exército, instabilidade causada nesses últimos anos pelo narcotráfico nesse país de economia precária, torna-a uma zona de transição de drogas entre a América do Sul e a Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário