sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CNE entrega cadernos eleitorais ao Governo

Bissau, (Lusa) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau entregou hoje os cadernos eleitorais ao Governo que vai iniciar na próxima semana a emissão da segunda via dos cartões aos eleitores para as presidenciais antecipadas de 18 de março.

Na cerimónia da entrega dos cadernos, Alen Sanca, diretor-geral do GTAPE (Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral) afirmou que a partir do dia 15 deste mês até 09 de março os eleitores registados em 2008 vão receber novos cartões com os quais poderão votar.

"De facto, estamos a assistir a uma cerimónia um pouco estranha porque devia ser o GTAPE a entregar os cadernos eleitorais à CNE, mas queremos que assim seja para demonstrar que o processo é transparente, ou seja, que dos cadernos de 2008 não houve nenhuma alteração", frisou Alen Sanca.

Compete ao GTAPE proceder ao registo eleitoral dos cidadãos com capacidade de votar. Por falta de tempo, o Governo diz que não vai realizar um novo registo eleitoral, facto que tem sido criticado pela oposição.

Os cadernos hoje entregues contêm os nomes de 595.873 pessoas, às quais serão dados novos cartões de eleitores.

"A pessoa vai à mesa onde foi registado em 2008 e se tiver o nome no caderno aí afixado receberá um novo cartão com o qual poderá votar no dia 18 de marco", explicou o diretor-geral do GTAPE.

O ministro da Administração Territorial, Dinis Cabelol Na Fantchabna, que tutela o GTAPE, afirmou que tudo será feito para que as eleições decorram de forma transparente.

O diretor do GTAPE aproveitou a ocasião para desmentir as alegações que têm sido apresentadas por alguns partidos e dirigentes políticos, segundo as quais serão cerca de 120 mil os guineenses com capacidade eleitoral que vão ficar de fora por não terem sido registados.

De acordo com Alen Sanca, "na melhor das hipóteses" serão cerca de 57 mil os cidadãos guineenses com capacidade eleitoral que não vão poder votar a 18 de março.

O responsável apresenta estes dados valendo-se da projeção da população nos últimos três anos.

"Se a projeção do crescimento populacional é na ordem de 2 por cento por ano, tirando 2008, quando houve recenseamento eleitoral, estaremos a falar de cerca de 57 mil pessoas e não dos tais cento e tal mil", explicou Alen Sanca.

As eleições presidenciais antecipadas realizam-se na sequência da morte do Presidente Malam Bacai Sanhá, a 09 de janeiro, em Paris, onde estava em tratamento médico.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário