quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Governo recolhe fundos para Presidenciais antecipadas

Bissau – O Governo da Guiné-Bissau realiza, esta quinta-feira, 2 de Fevereiro, em Bissau, uma mesa redonda com o objectivo de recolher fundos para a realização das Eleições Presidenciais antecipadas, previstas para 18 de Março.

O anúncio deste encontro foi tornado público no inicio desta semana, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), entidade encarregue de executar o processo eleitoral em curso no país.


O acto, que deverá ter lugar nas instalações do «Palácio do Governo», irá juntar representantes da comunidade internacional, do Executivo e parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau, com vista a agilizar o modelo de financiamento do processo, em consequência da morte de Malam Bacai Sanhá, a 9 de Janeiro.


Nesta perspectiva, prosseguem no terreno os preparativos deste acto eleitoral, com o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) a anunciar que o prazo para entrega de candidaturas termina a 10 de Fevereiro.
Foi neste sentido que o Presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, lançou o apelo aos potenciais candidatos, no sentido de apressarem os processos de entrega de candidaturas junto do STJ, no período estabelecido pela lei.


Desejado Lima da Costa falou, esta terça-feira, 31 de Janeiro, no âmbito da incineração de boletins de voto das últimas Eleições Presidenciais, realizadas em 2009.

Participou apenas na cerimónia o representante do Partido República para a Independência e Desenvolvimento (PRID).


No que diz respeito a cronograma geral de actividades, a campanha eleitoral tem início a 25 de Fevereiro e termina a 16 de Março.
A emissão de cartões terá lugar entre 15 de Fevereiro e 9 de Março e a produção de boletins de voto em Portugal entre 25 de Fevereiro e 3 de Março.


O transporte dos mesmos e de outros materiais, de Lisboa para Bissau, será feito entre 4 e 7 de Março, sendo que o sorteio da ordenação dos candidatos no boletim de voto terá lugar a 23 de Fevereiro.


O sorteio de tempo de antena será feito entre 18 e 24 de Fevereiro.
Caso se realize uma segunda volta destas Eleições, o Presidente da República Interino deverá marcar a data a 27 de Março, sendo que a votação se realizará no dia 22 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário