sábado, 25 de fevereiro de 2012

Representante do Secretário-Geral da ONU visita sede da CNE

Bissau – O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau e chefe do UNIOGBIS, Joseph Mutaboba, visitou,  sexta-feira, 24 de Fevereiro, a sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE), em Bissau, no quadro dos preparativos das Presidenciais antecipadas de 18 de Março.

Na ocasião, Joseph Mutaboba disse que as questões abordadas com o Presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, versaram os preparativos do processo.


Foi também abordada a questão dos incidentes ocorridos em frente às instalações da Comissão, com o fim de evitar que torne a acontecer uma situação semelhante.


O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU precisou que esta ocorrência «não devia ter acontecido» e pediu às pessoas para que cheguem a acordos, quer a nível político quer técnico, e que evitem criar problemas.


Por sua vez, o Presidente da CNE considerou a visita como uma «manifestação da solidariedade da comunidade internacional», tendo permitido ainda informar o Representante Especial sobre o processo de organização e preparação das Eleições Presidenciais de 18 de Março.


Desejado Lima da Costa confirmou que o processo está numa fase bastante avançada e que estão quase reunidas todas as condições técnicas, materiais e financeiras, para que o país possa ir a votação.
A deslocação à CNE faz parte dos contactos que o Representante Especial agendou durante o processo eleitoral e que inclui encontros com os diferentes actores do processo, em particular os candidatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário