quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Angola/Guiné Bissau - Assinado memorando de entendimento no domínio ambiental

Luanda - O Ministério do Ambiente de Angola e a Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável da Guiné Bissau assinaram, na noite desta terça-feira, em Luanda, um memorando de entendimento de implementação no domínio ambiental.

A assinatura do memorando decorreu no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Ambiente (31 de Janeiro), e os documentos foram assinados pelos responsáveis das áreas de intercâmbio de ambos os países, numa cerimónia testemunhada pelos governantes dos dois países, Maria de Fátima Jardim (Angola) e Mário Dias Sami (Guiné Bissau).

Na parte de Angola, o memorando foi assinado pelo director do gabinete de intercâmbio do Ministério do Ambiente, Arsénio Machado e pela Guiné Bissau, o seu director do instituto de biodiversidade, Alfredo Simão da Silva.

Com base na experiência que tem a Guiné Bissau, Angola propõe neste memorando a troca de informação e cooperação na gestão e conservação dos ecossistemas, áreas protegidas e das zonas costeira e marinha.

Com o objectivo de colaborar na vertente da sustentabilidade de gestão das áreas protegidas e a conservação  da biodiversidade, Angola e Guiné Bissau manifestaram trocar   informações para identificação em conjunto de fontes de financiamentos para o ambiente.

Os dois países estão de igual interessados na formação e capacitação de quadros para a avaliação de impactes   ambiental (AIA) nestes países de língua oficial portuguesa.

Ainda no quadro dos avanços significativos registados na produção de informação e elaboração de documentos no domínio  ambiental, os dois países também irão trocar dossiers para consultas e melhoria dos seus trabalhos de campo e não só.

Neste memorando consta, de igual modo, o intercâmbio de delegações técnicas que terão como missão constatar e desenhar a melhor estratégia de cooperação entre os dois países, para a possibilidade de tornar a Guiné Bissau parceiro estratégico de Angola do ponto de vista bilateral, no âmbito institucional e da CPLP e PALOP.

Sem comentários:

Enviar um comentário