sábado, 18 de fevereiro de 2012

Guiné-Bissau: A UE vai enviar uma missão de peritos eleitorais para controlar processo de 18 de Março

Bissau - A Delegação da União Europeia (UE) junto da República de Guiné-Bissau informou, sexta-feira, 17 de Fevereiro, que vai enviar uma Missão de peritos eleitorais, que já está em preparação e chegará em breve ao país.

«A UE vai enviar à Guiné-Bissau uma missão de peritos com o fim de avaliar o processo das Eleições Presidenciais de 18 de Março, a pedido da Comissão Nacional de Eleições», anunciou o embaixador Joaquín González-Ducay, Chefe da Delegação da União Europeia em Bissau.


«A UE enviou missões de observação às eleições de 2005, 2008 e 2009. Com esta nova missão, reafirmamos o nosso firme compromisso com a paz, a democracia e o Estado de Direito na Guiné-Bissau».

A delegação tem por mandato avaliar determinados aspectos do processo eleitoral, nomeadamente o quadro legislativo, a eficácia, a independência, bem como a efectividade da administração eleitoral, o papel dos órgãos de comunicação social, o recenseamento eleitoral e a apresentação das candidaturas.


Outras actividades desempenhadas pela missão visarão a análise da participação das mulheres e da sociedade civil no processo eleitoral, o grau de envolvimento das populações rurais e dos iletrados, o nível de cumprimento das recomendações formuladas pelas missões de observação de 2008 e de 2009, assim como a papel da assistência eleitoral internacional.


O envio destes peritos acrescenta-se à mobilização de fundos para financiar as actividades mais urgentes do processo eleitoral e às outras medidas de apoio já adoptadas pela União Europeia.


Com elas, a UE pretende contribuir para que as Eleições Presidenciais antecipadas decorram num clima de transparência, de liberdade e de tranquilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário