sexta-feira, 21 de junho de 2013

Radio France: Peter Thompson discute a paz em África e os problemas da Guiné- Bissau

Como um proponente do processo de paz na Irlanda do Norte, Peter Thompson foi o convidado especial na emissão inglesa da Rádio France International na passada quinta-feira, antes da visita de Barack Obama para Belfast.


Durante a entrevista, na qual falou de um novo livro que está a escrever, o Coordenador do Grupo Parlamentar do Reino Unido para a Guiné-Bissau foi igualmente questionado sobre a crise política deste pais.


“Sempre disse que a Guiné-Bissau não pode enfrentar o seu futuro sem confrontar o seu passado e, nesse sentido, antes de olharmos para amanhã temos de lidar com ontem”, afirmou. “O problema com a Guiné-Bissau não é o de organizar eleições, mas assegurar que os resultados eleitorais são respeitados. Não devemos ver eleições como uma panaceia para a Guiné-Bissau.”


“Frequentemente há uma monopolização de poder por aqueles que ganham eleições e a oposição sente-se isolada. Há aqueles, por exemplo, com mandatos parlamentares, que não têm qualquer influência no dia-a-dia da administração do país e, como tal, sentem que devem estar fora do quadro democrático para se poderem exprimir. O problema [dos golpes de Estado] não começou ontem. Necessitamos de voltar a olhar para o próprio sistema”.


Relativamente à questão do tráfico de droga, Thompson afirmou: “A comunidade internacional está bem consciente destes problemas.

Em vez de nos focarmos no status quo, precisamos de examinar porque é que o Estado é tão fraco que estes problemas são permitidos para se manifestarem no país. Precisamos de encontrar soluções históricas para problemas históricos".

Sem comentários:

Enviar um comentário