segunda-feira, 17 de junho de 2013

Greve na Saúde no país foi levantada após acordo entre Governo e sindicatos

Bissau - O Governo e sindicatos do sector da Saúde da Guiné-Bissau chegaram hoje a acordo e foi desconvocada a greve de 10 dias que deveria começar na segunda-feira, disse hoje o ministro da Saúde.  

Os sindicatos terminaram na semana passada uma greve de sete dias e já tinham agendada nova paralisação, mas depois de uma reunião realizada hoje, que durou cinco horas, houve entendimento entre as duas partes.  

O ministro da Saúde Pública, Agostinho Cá, explicou que o Governo se comprometeu a satisfazer em 25 por cento as reivindicações dos sindicatos até à próxima terça-feira, pagando dois meses de subsídio de isolamento e dois meses de subsídio de vela, além de um mês de salário a novos contratados e um mês de salário a novos ingressos. 

Os sindicatos tinham marcado a greve devido a salários em atraso. 

Segundo o ministro, que pediu a compreensão dos sindicatos para a fase difícil que o país atravessa, até ao final do mês serão liquidados mais 25 por cento dos salários em atraso. 

A greve tinha sido decretada pelo Sindicato dos Técnicos de Saúde (STS), pelo Sindicato de Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins (SINETSA) e pelo Sindicato de Quadros Superiores da Saúde (SINQUAS).  

Domingos Sami, presidente do STS, disse na semana passada à Lusa que estão em atraso sete meses de salários para os novos ingressos e o pagamento de subsídios de vela e de isolamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário