sexta-feira, 14 de junho de 2013

CEDEAO promete 9,2 milhões de dólares para apoiar reforma militar

Bissau  - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai disponibilizar para a Guiné-Bissau 9,2 milhões de dólares para apoiar o programa de reforma do sector de defesa e segurança, anunciou quinta-feira fonte da presidência guineense.  

De acordo com a fonte, a notícia foi transmitida ao presidente de transição guineense, Serifo Nhamadjo, pelo representante da CEDEAO em Bissau numa reunião do comité de pilotagem do programa de reforma do sector militar em curso.   

A CEDEAO, acrescentou a fonte, quer com este gesto ver iniciado o processo que está a ser falado desde 2006 mas que verdadeiramente ainda não arrancou. 

A verba que deve chegar a Bissau o mais tardar na próxima terça-feira faz parte de um envelope de 63 milhões de dólares que a CEDEAO prometeu entregar às autoridades guineenses para a reforma do sector militar.  

Os 9,2 milhões que a CEDEAO vai colocar à disposição das autoridades de Bissau destinam-se apenas à recuperação de casernas militares.  

O director nacional de política de defesa guineense, Braima Camará, disse aos jornalistas que a reunião serviu para informar detalhadamente o presidente de transição sobre o ponto da situação do programa de reforma. 

O encontro de quinta-feira juntou os ministros da Defesa, do Interior, das Finanças e da Economia, peritos militares e elementos da CEDEAO em representação da comunidade internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário