segunda-feira, 24 de junho de 2013

Thompson lança novo estudo, “Estabilidade e Reconciliação na Guiné-Bissau”, publicado pela Universidade de Defesa Nacional dos EUA

photoPeter Thompson lançou uma nova publicação relativa à Guiné-Bissau, uma obra em co-autoria com o académico norte-americano Davin O’Regan, na Universidade de Defesa Nacional, em Washington DC (EUA).


O estudo, de 58 páginas, “Estabilidade e Reconciliação na Guiné-Bissau” é uma das avaliações académicas mais compreensíveis sobre o estado da Guiné-Bissau até hoje escrito. Inclui recomendações para a comunidade internacional em relação à reforma do sector da segurança, a reconciliação política e a luta contra o crime organizado. Os maiores desafios para a segurança e desenvolvimento do povo guineense são descritos tendo em conta as perspectivas históricas, regionais, étnicas e militares.


Peter Thompson, que é o Coordenador do Grupo Parlamentar do Reino Unido para a Guiné-Bissau, afirmou: “Este estudo é um exame extenso das circunstâncias presentes da Guiné-Bissau, mas talvez mais importante que isso, vai ao encontro das origens históricas destes problemas, a necessidade de reconciliar o passado deste país e a ligação entre o crime organizado e o falhanço do Estado.

De igual forma, aborda a perspectiva regional nestas matérias e analisa o impacto da crise na Guiné-Bissau na África Ocidental e de que forma esta crise pode ser uma ameaça para o mundo”.


Este estudo foi publicado pelo Centro Africano para Estudos Estratégicos na Universidade de Defesa Nacional norte-americana, a instituição académica do Exército dos Estados Unidos.

Apesar de já ter sido publicado, o lançamento oficial europeu deste estudo terá lugar em Setembro, num jantar oficial que terá lugar no Parlamento Britânico.


A obra agora publicada será analisada por governos e missões diplomáticas pelo mundo. Já lançado em inglês, versões em português e francês estarão disponíveis em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário