terça-feira, 11 de junho de 2013

Começa na UFMG encontro de universidades de países de língua portuguesa

Surgiu

O papel que as universidades desempenham na cooperação e no desenvolvimento econômico é o tema que balizará a agenda de discussões do Encontro

Cerca de 400 reitores, ministros e outras autoridades governamentais da área de educação de nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) estarão reunidos no campus Pampulha da UFMG até amanhã, 11 de junho, para o XXIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP (ver programação em anexo).


O papel que as universidades desempenham na cooperação e no desenvolvimento econômico é o tema que balizará a agenda de discussões do Encontro, que, além de conferências, contará com palestras, mesas-redondas e apresentação de 60 trabalhos por parte de pesquisadores, especialistas e profissionais dos países que integram a AULP.


O embaixador moçambicano Murade Isaac Miguigy Murargy, atual secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), fará a conferência de abertura do Encontro, no dia 10 de junho, às 10 horas. Em seguida, o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, fará uma exposição sobre os processos de inclusão e de avaliação do ensino superior.


Participam do evento, entre outros, Luiz Cláudio Costa, presidente do INEP, Paulo Speller, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, presidente da Andifes, Jorge Ferrão presidente da AULP e reitor da Universidade do Lúrio – Moçambique.


Constituída em 1986, A AULP congrega 132 instituições de ensino superior em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Essa comunidade conta com cerca de 250 milhões de habitantes e detinha, em 2011, PIB conjunto de US$ 2,8 trilhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário