segunda-feira, 24 de junho de 2013

Homem roubou painel solar do farol do porto de Bissau por causa de vaca prenha

Homem roubou painel solar do farol do porto de Bissau por causa de vaca prenha

A polícia guineense apresentou hoje autor do roubo do painel solar que alimenta o farol na entrada do porto de Bissau, que afirma que foi levado ao ato por causa de uma vaca prenha.

Capturado pelos elementos da Guarda Nacional na localidade de Caió (extremo norte do país), o autor confesso, um homem de cerca de 45 anos, disse ter roubado o painel que alimenta o farol que ajuda a navegação "porque tinha uma necessidade urgente" e não tinha dinheiro.

"Queria comprar uma canoa e como não tinha dinheiro suficiente decidi roubar este painel, que queria ir vender para juntar o suficiente para comprar a canoa. Até tinha uma vaca para vender mas acontece que ela ficou prenha justamente quando queria ter a canoa", justificou o ladrão.

E ainda acrescentou, junto do painel roubado: "Queria comprar uma boa canoa, uma canoa de cinco metros. Sei que errei, mas só depois é que dei conta do meu erro. Tinha um motor fora de bordo, mas já é tarde. Nunca tinha feito uma coisa dessa. Toda a gente lá na nossa terra sabe que não sou ladrão".

Segundo o coronel Cranha Na Danfá, chefe das operações da Guarda Nacional da Guiné-Bissau, desde o desaparecimento do painel solar ao largo de Bissau, em maio, que todas as forças da polícia estavam em alerta sobre o ocorrido.

"Ele (o autor do roubo) confirmou que de facto foram eles, ele e mais um colega dele que neste momento fugiu para o Senegal que fizeram esse roubo. Está a ser ouvido", declarou o coronel, que acredita que o autor confesso é o cérebro da operação de roubo já que o próprio diz pretender comprar uma canoa com o dinheiro da venda do painel.

O suspeito vai ser presente a tribunal. O roubo dos painéis solares que alimentam os faróis de ajuda a navegação "é muito frequente" ao longo da costa da Guiné-Bissau, situação que o comandante Mita Cumba, chefe da brigada da Guarda Costeira, diz constituir "um verdadeiro perigo para a navegação".

"O farol cujo painel foi roubado por este senhor fica em Caió que é a porta de entrada de todos os navios de grande ou pequeno porte para Bissau. Navegar à noite tem sido um perigo com estes atos", disse Mita Cumba.

Sem comentários:

Enviar um comentário