terça-feira, 11 de junho de 2013

União Africana e União Europeia reúnem órgãos de segurança em Addis Abeba

Panapress

As discussões abrangerão a Guiné-Bissau, o Mali/Sahel, a Somália, o Sudão, o Sudão do Sul, a República Democrática do Congo (RDC), a República Centro Africana (RCA) e a campanha contra o Exército de Resistência do Senhor (LRA).

Addis Abeba - O Conselho de Paz e de Segurança (CPS) da União Africana (UA) e o Comité Político e de Segurança (COPS) da União Europeia (UE) vão realizar nesta terça-feira (11), em Addis Abeba, na Etiópia, a sua sexta reunião consultiva anual sobre as instabilidades no continente.

O CPS da UA anunciou que as discussões abrangerão a Guiné-Bissau, o Mali/Sahel, a Somália, o Sudão, o Sudão do Sul, a República Democrática do Congo (RDC), a República Centro Africana (RCA) e a campanha contra o Exército de Resistência do Senhor (LRA).

A consulta, que vai reunir 15 embaixadores africanos do CPS da UA e os seus 27 homólogos do COPS da UE, visa reforçar a coordenação sobre as questões de interesse comum e  ressaltar a necessidade de uma cooperação acrescida na área da paz e da segurança.

O presidente permanente do COPS da UE, Olof Skoog, o presidente do CPS da UA, o Argelino Rachid Benlounes, e o comissário para a Paz e Segurança da UA, Ramtane Lamamra, participaram no painel.

Segundo o CPS da UA, esta reunião decorre num contexto de evolução positiva da situação no continente, onde se constata forte crescimento económico e recuo dos conflitos.

Apesar de tudo, o CPS reconheceu que situações políticas, de segurança e humanitárias complexas persistiam na África Ocidental, na região dos Grandes Lagos e do Corno/Leste de África, bem como o desafio de restabelecer a ordem constitucional em alguns países.

Sem comentários:

Enviar um comentário