quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ramos Horta diz que Guiné-Bissau deve aproveitar a solidariedade do Brasil

Nova York - O representante das Nações Unidas na Guiné-Bissau afirmou que o país africano deve aproveitar as oportunidades de parceria que tem com o Brasil para consolidar seu processo de desenvolvimento.

Segundo José Ramos Horta, ex-presidente do Timor-Leste, as ligações históricas entre Brasil e Guiné começaram há vários séculos, quando escravos guineenses foram levados para a América do Sul por intermédio de Portugal.

O Prêmio Nobel da Paz disse que os brasileiros já demonstraram solidariedade nas relações com a África, e que, para isso, os guineenses precisam primeiro realizar eleições livres para fortalecer o contato com Brasília.

"Estive com o chanceler brasileiro, o ministro (Antônio) Patriota e ele afirmou total disponibilidade para o Brasil continuar a apoiar a Guiné-Bissau. Estou convencido de que daqui a seis, nove meses, teremos eleições democráticas realizadas, um governo de grande inclusão com um presidente da República que será um mediador, um conciliador. Aí, eu creio que teríamos base para vermos todos os anos melhorias no índice de desenvolvimento da Guiné-Bissau e sua imagem melhorada no mundo."

Sem comentários:

Enviar um comentário