terça-feira, 7 de maio de 2013

Exposição sobre Valorização da Apicultura no Leste da Guiné-Bissau

Bissau - A  exposição de fotografias sobre a Valorização da Apicultura no Leste da Guiné-Bissau (Regiões de Bafatá e Gabu) vai estar patente de 6  até 16 de Maio, no Centro Cultural Português, em Bissau, e estará aberta ao público.

No dia da inauguração,  teve lugar uma palestra subordinada ao tema «A Apicultura no contexto do desenvolvimento rural», conduzida pelos Presidentes da Federação Nacional de Apicultores de Portugal e da Associação de Apicultores do Leste da Guiné-Bissau.


Tambem no mesmo dia, pelas 17.00 horas, teve lugar uma palestra subordinada ao tema «A Apicultura no contexto do desenvolvimento rural», conduzida pelos Presidentes da Federação Nacional de Apicultores de Portugal e da Associação de Apicultores do Leste da Guiné-Bissau.


O projecto, realizado entre Março de 2010 e Abril de 2013, pretendeu contribuir para valorizar a apicultura como recurso económico na luta contra a pobreza nas Regiões de Bafatá e Gabu. Procurou-se dinamizar a Fileira Apícola, incentivando as comunidades locais a um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, através do reforço da capacidade produtiva dos apicultores, da introdução de tecnologias adequadas de processamento dos produtos e do desenvolvimento de oportunidades comerciais e de mercado.


Deste modo, foi criada uma associação de apicultores e pequenas organizações sectoriais (9 agrupamentos), dotada de recursos técnicos e materiais, envolvendo um total de 200 apicultores, a marca «Badjudessa», o reforço de capacidades, dotação de instalações, unidade industrial e equipamentos produtivos.


A iniciativa da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, do Instituto Politécnico/Escola Superior Agrária de Bragança e da Aprodel, foi financiada pela União Europeia/Delegação junto da República da Guiné-Bissau, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e pelo Governo da Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário