quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Liga dos Direitos Humanos condena execução de cidadãos na Gâmbia

Bissau - A Liga Guineense dos Direitos Humanos da Guiné-Bissau condenou hoje (quarta-feira) a execução de nove prisioneiros na Gâmbia e apelou às autoridades de Bissau para que intercedam a favor do cidadão do país que aguarda para ser executado.  

Em comunicado, a Liga diz-se triste e preocupada com o que se passa na Gâmbia onde, no passado dia 26, o governo do Presidente Yaya Jammeh mandou executar nove detidos, entre cidadãos gambianos e de outros países da África ocidental.  

Um cidadão guineense terá sido morto e outro estará ainda nos calabouços em Banjul, num grupo de 47 condenados que aguardam para serem executados. O Presidente Jammeh afirmou, em discurso difundido pela televisão gambiana, que os condenados serão executados até ao final de Setembro.  

"Na democracia e no Estado de direito, a vida humana é o valor supremo, fundamento e a razão da existência do próprio Estado, conquanto a sua preservação e protecção se traduzem nas obrigações fundamentais dos Estados a nível nacional e internacional, independentemente das circunstâncias envolventes ou condições existentes", afirma a Liga Guineense dos Direitos Humanos no seu comunicado. 

O comunicado lembra que entre os 47 condenados estará um cidadão guineense, cuja identidade ainda se desconhece.  

A organização guineense quer não só a intervenção das autoridades de Bissau, como também das diferentes organizações africanas defensoras dos direitos humanos, bem como da União Africana, para a salvaguarda da vida dos condenados.

Sem comentários:

Enviar um comentário