sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jornalistas definem métodos de luta contra o terrorismo e branqueamento de capitais

Bissau – Cerca de 40 jornalistas vão reunir entre 29 e 30 de Agosto, na cidade de Praia, Cabo Verde, num seminário de sensibilização destinado aos redactores lusófonos e francófonos dos países membros da Comunidade de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O anúncio foi feito em comunicado de imprensa,  O Grupo Intergovernamental de Acção contra Branqueamento de Dinheiro na África Ocidental (GIABA), é a entidade organizadora do evento.


Na reunião, vão participar nove países, incluindo uma delegação de três jornalistas da Guiné-Bissau, tendo como objectivo reforçar a capacidade dos repórteres relativamente aos crimes económicos e financeiros, sobre o mandato da organização, na investigação e na luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento de terrorismo em África.


A construção de uma aliança com os homens da comunicação social para uma larga e eficaz difusão das questões luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, o alargamento e a dinamização da rede de jornalistas de forma a favorecer a difusão de informação sobre os temas são, entre outros, assuntos em discussão no encontro da capital cabo-verdiana.


Neste sentido, segundo diz a nota, para maximizar os trabalhos de sensibilização sobre os feitos prejudiciais de branqueamento de capitais, a organização disse que decidiu alargar a sua base incluindo a imprensa, tendo em conta o papel que desempenha na promoção da boa governação e na denúncia de práticas de corrupção.


«No reconhecimento deste papel o GIABA, no seu Plano Estratégico 2011/2014, decidiu estabelecer uma pareceria com a imprensa», lê-se no comunicado.


Trata-se de uma decisão saída aquando da 11ª Reunião da Comissão Interministerial da organização, que teve lugar em Maio deste ano em Abuja, na qual foi destacado que os media se encontram na vanguarda de difusão das mensagens e mobilização da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário