terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quinto encontro nacional da juventude e população na capital da Guiné-Bissau

Calcula-se que haja pelo menos 12 mil pessoas infectadas com Sida na Guiné-Bissau

     Calcula-se que haja pelo menos 12 mil pessoas infectadas com Sida na Guiné-     Bissau


Desde a passada quinta-feira e ainda até ao dia 29 de Agosto, decorre em Bissau o quinto encontro nacional da juventude e população, um evento promovido pelo Fórum Nacional da Juventude e População com o apoio do FNUAP, Fundo das Nações Unidas para a População.

Durante este encontro no qual têm participado mais de 100 jovens de todo o país têm sido essencialmente debatidas as temáticas da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e do planeamento familiar entre os jovens na Guiné-Bissau.

Do ponto de vista de Silvino Mendonça, dirigente do Fórum Nacional da Juventude e População, estas duas problemáticas merecem atenção. Citando dados oficiais, este responsável destaca que a taxa de prevalência de doenças sexualmente transmissíveis (incluindo a sida) é de 7% entre os jovens dos 15 aos 24 anos de idade. Silvino Mendonça refere por outro lado que, de acordo com inquéritos recentes, a taxa de gravidezes indesejadas é alta no país, designadamente entre as jovens ainda menores de idade.

Neste sentido, este responsável refere que a sua organização tem conduzido uma acção de sensibilização junto da juventude Guineense a favor de relações sexuais protegidas no intuito de combater esses dois fenómenos. Por outro lado, em declarações à Imprensa, Silvino Mendonça não deixa igualmente de expressar a sua preocupação face à presença de militares estrangeiros no país que a seu ver poderia ser factor de um aumento do número de infecções por doenças sexualmente transmissíveis na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário