quinta-feira, 30 de agosto de 2012

David Afonso Ex-aluno da UMinho quer levar eletricidade a Bambadinca vila guineense

David Afonso, licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho, está a coordenar a construção de uma central fotovoltaica para “levar” eletricidade aos 6500 habitantes de Bambadinca, na Guiné-Bissau. O objetivo é iluminar as casas desta vila guineense até finais de 2013, contribuindo para que esta região cumpra os objetivos de Desenvolvimento do Milénio, através da provisão de um serviço fiável e moderno de energia elétrica.


O projeto chama-se Bambadinca Sta Claro - que em crioulo significa “Bambadinca tem luz” - e é cofinanciado pela União Europeia e promovido pelo programa “Engenheiros Sem Fronteiras” da TESE - Associação para o Desenvolvimento. Está inserido na lista de atividades desta ONG portuguesa, cuja coordenação também está a cargo do antigo aluno da UMinho. O psicólogo, de 33 anos, está a viver desde agosto em Bafatá, onde vai permanecer até 2015: “A experiência é muito enriquecedora. Em termos profissionais, aprendi mais nos últimos meses do que nos últimos anos. Em termos pessoais, reaprendi a viver sem consumir e a estar sozinho sem ficar ansioso por vida social”, afirma.


David Afonso já fez voluntariado em Zambézia, província mais pobre do Moçambique, onde foi professor de Geografia para alunos do ensino básico e promotor de saúde rural. Trabalhou ainda como psicólogo na ação social do município de Santa Maria da Feira e num projeto de redução de riscos ligado à toxicodependência, em Matosinhos. Colabora desde 2008 com a TESE.

Sem comentários:

Enviar um comentário