sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Portugal envia 13 mil livros para a Guiné-Bissau

 

Portugal envia 13 mil livros para a Guiné-Bissau
Livros vão preencher as prateleiras de uma nova Biblioteca Pública na capital guineense

Cerca de 13 mil livros recolhidos em Portugal vão voar de Lisboa para Bissau, na próxima segunda-feira, com o objetivo de criar uma Biblioteca Pública na Guiné que será, também, equipada com computadores oferecidos por uma empresa portuguesa.

Nas próximas três semanas os voluntários da ONGD, com sede em Pombal, vão permancer em Bissau para instalar estantes e organizar os livros que foram recolhidos em Portugal, desde finais de Março.

Nas últimas duas semanas de Julho, Funcionários da Rede de Bibliotecas de Pombal ajudaram na catalogação do fundo documental que, entretanto, já foi enviado para a capital guineense.

A Biblioteca será acolhida nas instalações do Instituto Politécnico Benhoblô no qual será ainda criado um espaço multimédia, com computadores doados pela empresa portuguesa JP Sá Couto com o objectivo de proporcionar aos utentes o acesso a um maior número de livros e publicações online.

Em comunicado, a ONG “Afectos com Letras” explica que quer alargar a iniciativa a outras regiões da Guiné-Bissau, nomeadamente às Ilhas dos Bijagós, democratizando “o mais possível” o acesso à leitura e à cultura naquele País.

Esta Biblioteca Pública resulta de uma parceria da ONGD Afectos com Letras com a Rede de Bibliotecas de Pombal, as Bibliotecas Escolares e o Instituto Politécnico Benhoblô, em Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário