quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conclusão do processo dos assassinatos políticos desde 2009

Bissau – O oficial do Gabinete de relações da Embaixada dos EUA esteve reunido com o novo Procurador-geral da Republica, esta quarta-feira, 29 de Agosto, nomeado recentemente pelo Presidente Manuel Serifo Nhamadjo.

Russel Hanks quis ouvir do novo Procurador-geral da Republica acerca do que pretende fazer durante a sua vigência à frente do Ministério Público. Segundo informações disponíveis, as autoridades guineenses solicitaram, uma vez mais, a ajuda dos EUA na gestão dos processos mais melindrosos com os quais a Justiça da Guiné-Bissau está confrontada.


Russel Hanks disse, à saída da audiência, que Washington quer o retorno da democracia no país.


Do que se pode registar, Washington tem manifestado interesse em ver esclarecidos os assassinatos políticos ocorridos no país desde 2009 tendo, logo após a morte do Presidente Nino Vieira e Tagme Na Waie, então Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, enviado para Bissau uma equipa de investigadores do FBI.
As autoridades norte-americanas, no seu relatório, atribuíram o assassinato de Nino Vieira a estruturas militares guineenses.


Algumas correntes consideram que o caso tem alguma ligação ao narcotráfico e a administração norte-americana prometeu, na altura, enviar um Procurador para ajudar na investigação e constituição do processo em causa, facto que ainda não aconteceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário