quinta-feira, 12 de abril de 2012

Reunião em Abidjan analisa crises na Guiné-Bissau e no Mali

Lisboa - O Conselho de Mediação e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúne-se hoje (quinta-feira) em Abidjan, para debater propostas de resolução das actuais crises na Guiné-Bissau e no Mali, informou a organização em comunicado, noticiou à Lusa. 

No encontro na capital ivoiriense, em que participam ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, serão analisadas as recomendações feitas pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Kadire Désiré Ouédraogo, no que respeita às medidas a tomar no âmbito desta organização regional africana, para resolver a crise pós eleitoral na Guiné-Bissau.

Ouédraogo chefiou uma delegação da CEDEAO, União Africana e Nações Unidas que esteve em Bissau a 31 de Março último, para contactos com as partes envolvidas na crise eleitoral decorrente da primeira volta das presidenciais.

A Guiné-Bissau, teve eleições presidenciais no dia 18 de Março, mas cinco dos candidatos recusaram-se a aceitar os resultados, alegando a existência de fraudes na votação. Um deles, Kumba Ialá, que foi o segundo mais votado, recusa-se a participar na segunda volta, marcada para o próximo dia 29, contra Carlos Gomes Júnior. 

Na reunião de Abidjan serão igualmente analisadas as propostas de Ouédraogo para resolver a crise no Mali, decorrente do golpe militar de 22 de Março e da rebelião tuaregue no norte do país. 

Na cimeira extraordinária da CEDEAO de 29 de Março, também em Abidjan, foi equacionado o envio de uma força militar para o norte do Mali, no sentido de garantir a integridade territorial do país contra a rebelião tuaregue.

Sem comentários:

Enviar um comentário