quinta-feira, 12 de abril de 2012

Executivo angolano reitera manutenção das relações com Guiné Bissau

Angop

Executivo angolano reitera manutenção das relações com a  Guiné BissauLuanda - O Executivo angolano reiterou hoje, quarta-feira, a manutenção das relações de amizade, solidariedade e cooperação com a Guiné Bissau, na base do respeito mútuo, da igualdade soberana, da não ingerência nos assuntos internos e de vantagens recíprocas, consubstanciadas em acordos em vários domínios.

Numa declaração sobre a cooperação com a Guiné Bissau, distribuída em Luanda, o Executivo, relativamente aos acordos, realça o protocolo para implementação de um programa de cooperação técnico-militar e de segurança, de que decorre a MISSANG, em território da Guiné Bissau.

Segundo a declaração, esta missão é destinada à organização, preparação e implementação das tarefas e projectos consignados no programa de cooperação Angola-Guiné Bissau 2010-2012.

Este programa visa apoiar a capacitação da Guiné Bissau em garantir níveis de segurança e estabilidade, a fim de contribuir para a sua reconstrução e desenvolvimento, num contexto político estável e de Estado de direito democrático.

Na sequência das dúvidas surgidas nas últimas semanas na alta hierarquia do sector da defesa e segurança, em relação a necessidade dessa presença e dos objectivos desse programa de cooperação, "o Governo da República de Angola lamenta informar a opinião pública nacional e internacional que decidiu pôr fim ao programa especial de cooperação".

Consequentemente, o Executivo angolano dá por findo "o protocolo para implementação de um programa de cooperação técnico-militar e de segurança dele decorrente e proceder a retirada unilateral e completa da MISSANG do território da Guiné Bissau para Angola".

No documento, o Executivo declara que "em nenhum momento desejou envolver-se, nem pretendeu ver-se envolvida, em assuntos que apenas dizem respeito aos órgãos e instituições soberanas da República da Guiné Bissau e ao povo guineense".

"A República de Angola continuará a manter o mesmo nível de excelentes relações de amizade e de cooperação com a República da Guiné Bissau, alicerçadas na proximidade histórico-cultural e num passado de luta comum pela libertação nacional dos povos guineense e angolano, respeitando integralmente os acordos existentes noutros domínios", realça a declaração do Executivo.

O Executivo declara igualmente manter-se disponivel para contribuir de modo bilateral e num quadro multilateral, devidamente mandatado pela comunidade internacional, para a segurança e estabilidade, para a consolidação do Estado democrático de direito e também para o desenvolvimento económico e social da República da Guiné Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário