quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Missão portuguesa parte esta quarta-feira, Catorze voluntários vão para o país apesar dos incidentes desta segunda-feira

Uma missão humanitária portuguesa com 14 voluntários, incluindo médicos e professores, parte na quarta-feira para a Guiné-Bissau, apesar dos conflitos militares registados na segunda-feira, disse à Lusa a presidente da organização responsável.


«Dos 14 voluntários, não houve ainda qualquer desistência e vamos manter», disse Joana Benzinho, fundadora e presidente da Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação.


Segundo a responsável por esta missão, que é já a terceira organizada pela Afectos com Letras, a embaixada de Portugal em Bissau está a par da deslocação e a organização tem estado em contacto permanente com os parceiros locais, portugueses e guineenses.


«Até ao momento não nos aconselharam a não ir, por isso estamos a manter», disse, ressalvando que se for aconselhada a não viajar, a organização cancelará a missão.


Sobre os objectivos da III Missão Solidária Guiné-Bissau 2011/2012, que decorre entre quarta-feira e 9 de Janeiro, Joana Benzinho explicou que inclui a entrega de um contentor de ajuda humanitária com bens recolhidos em Portugal nos últimos três meses, que já está no porto de Bissau e será distribuído directamente pela associação.


Leite em pó, cereais, papas, água engarrafada, medicamentos, mobiliário para salas de aula, material didáctico, livros, material escolar, roupas e brinquedos são os bens doados.


Além disso, os voluntários vão dar consultas de medicina dentária e de clínica geral aos 120 alunos de uma escolinha na Tabanca de Djoló, a funcionar desde Outubro de 2010 e cuja construção contou com a ajuda financeira da Afectos com Letras.


Vão também dar consultas às 70 crianças de uma creche em Varela, no norte do país, que ajudaram a construir e vão agora acabar de equipar, com equipamento didáctico e mobiliário que levam no contentor.


Além das consultas médicas, os voluntários vão promover acções de formação em áreas como saúde oral, línguas, educação alimentar, formação ambiental e de sustentabilidade ou animação sociocultural.


Está igualmente prevista a entrega de leite em pó, água engarrafada e medicamentos no Hospital de Cumura, no Centro Nutricional e Maternidade de Ingoré, bem como no Centro de Saúde de Varela.


Criada em Setembro de 2009, a Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação tem como missão a melhoria das condições de vida das crianças da Guiné-Bissau.


A primeira missão da associação ao país decorreu em Dezembro do ano passado e a segunda em Abril.


Conflitos militares na Guiné-Bissau na segunda-feira resultaram na detenção do Chefe do Estado-Maior da Armada, Bubo Na Tchuto, e motivaram reuniões do Governo, Forças Armadas e comunidade internacional, a decorrer hoje em Bissau.


O Governo português informou na segunda-feira estar a acompanhar «com atenção» a situação no país e recomendou à comunidade portuguesa «as medidas de precaução adequadas nestas circunstâncias».

Sem comentários:

Enviar um comentário