sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Estado de saúde de Bacai Sanhá "inspira alguns cuidados", diz PM de Cabo Verde

Praia - O primeiro-ministro de Cabo Verde confirmou hoje (quinta-feira), na Cidade da Praia, que o estado de saúde do presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, transferido no fim-de-semana de um hospital de Dakar para outro em Paris, "inspira alguns cuidados", noticia a AFP.

Numa breve declaração aos jornalistas, José Maria Neves, que regressou quarta-feira à noite de uma visita oficial de cinco dias à Guiné-Bissau, nada mais adiantou, limitando-se a manifestar "preocupação" sobre a transferência de Malam Bacai Sanhá para o hospital Val de Grâce, em Paris.

"Temos a informação de que o presidente Malam Bacai Sanhá teve de deslocar-se, primeiro, ao Senegal e, depois, a França, para fazer o acompanhamento de rotina que tem feito há alguns anos. O estado de saúde inspira alguns cuidados", afirmou o chefe do executivo cabo-verdiano.

José Maria Neves confirmou ter conhecimento de que o seu homólogo guineense, Carlos Gomes Júnior, "na linha do que tem feito", deslocou-se a França para "acompanhar mais de perto" a evolução do o estado de saúde de Malam Bacai Sanhá.

Carlos Gomes Júnior partiu a noite de hoje à Paris para se inteirar do estado de saúde do chefe de Estado guineense, depois de, quarta-feira ter dito em Bissau aos jornalistas que Malam Bacai Sanhá estava a efectuar "um controlo de rotina".

Malam Bacai Sanhá já foi hospitalizado por várias vezes no mesmo hospital mas não é usual que o primeiro-ministro se desloque a França por esse motivo.

Terça-feira, também algo pouco habitual, o embaixador de França em Bissau, Michel Flesch, reuniu-se com o primeiro-ministro, tendo afirmado, após o encontro que foi discutido o estado de saúde de Malam Bacai Sanhá e que "todos os meios" estão ao dispor do Presidente.

Com 64 anos, eleito presidente em 2009, Malam Bacai Sanhá tem problemas de saúde que o levaram já várias vezes a Dakar e a Paris. Até agora nunca foi esclarecido qual a verdadeira causa da doença.

No final de Agosto já tinha sido internado num hospital em Dakar, onde permaneceu por duas semanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário