terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ministro da Defesa visita EUA para pedir apoios

Bissau - O ministro da Defesa da Guiné-Bissau, Baciro Djá, visita oficialmente os Estados Unidos entre terça e sexta-feira, a convite do Departamento de Estado, onde vai pedir apoios para as Forças Armadas guineenses.   

"Fomos convidados pelo embaixador dos Estados Unidos residente em Dakar para visitarmos os Estados Unidos para podermos estreitar as nossas relações de cooperação a nível da Defesa", declarou Baciro Djá, antes de viajar para Washington, no domingo à noite.    

"De concreto, vamos analisar quais os apoios que os Estados Unidos poderão dar à Guiné-Bissau no que diz respeito à destruição de munições obsoletas, apoios para construção de paióis modernos, formação de quadros militares guineenses", acrescentou o governante.    

Acompanham Baciro Djá o vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Mamadu Turé, e os directores dos serviços da política de Defesa e do Armamento.    

"No fundo, a nossa visita visa criar uma nova dinâmica de relacionamento no sector da defesa e segurança entre a Guiné-Bissau e os Estados Unidos", disse.   

O ministro acrescentou que vai procurar apoios dos Estados Unidos para um melhor controlo das águas territoriais e contra a pirataria, "um assunto que preocupa o mundo hoje (segunda-feira), sobretudo a nível do Golfo da Guiné".    

"Temos uma grande expectativa em relação a esta nossa deslocação porque já há muitos anos que não há uma visita de um dirigente do nosso país aos Estados Unidos", concluiu Baciro Djá.    

No passado fim-de-semana rebentou num bairro de Bissau uma munição obsoleta, que estava a ser usada para fazer uma vedação, sem causar vítimas ou danos.   

Na Guiné-Bissau, existem ainda muitas munições do tempo da guerra, que por desconhecimento são usadas por populações para os mais diversos fins.

Sem comentários:

Enviar um comentário