domingo, 18 de dezembro de 2011

“Afetos com Letras” promove ação de voluntariado na Guiné-Bissau

A «Afetos com Letras» – Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação, promove a sua terceira missão solidária Guiné Bissau 2011 entre os dias 28 de dezembro e 9 de janeiro, com o objetivo de colocar as aptidões dos 14 voluntários que a integram ao serviço dos projetos apoiados pela associação no terreno.

Depois da ajuda financeira à construção de uma escola na Tabanca de Djoló, a funcionar desde outubro de 2010 e na qual a associação assegura o pagamento dos salários dos professores, a «Afetos com Letras» está atualmente a apoiar a construção de uma creche em Varela onde também se responsabilizará pelo equipamento do espaço e pagamento dos professores.

De acordo com a associação, sedeada em Pombal, «esta terceira viagem voluntária integra dois médicos, um dentista, professores entre outros e, tem como missão dar consultas de especialidade às crianças, promover ações de formação em áreas tão distintas como saúde oral, aprendizagem de línguas, educação alimentar, formação ambiental e de sustentabilidade do ecossistema ou animação sociocultural».

Durante a estadia na Guiné-Bissau será também feita a distribuição de um contentor com bens recolhidos numa campanha que decorreu em Portugal ao longo dos últimos três meses. Leite em pó, cereais, papas, água engarrafada, medicamentos, mobiliário para salas de aula, material didático, livros, material escolar, roupas e brinquedos irão chegar na mesma altura que os voluntários da «Afetos com Letras» e serão partilhados entre as crianças e organizações a atuar no terreno, proporcionando-lhes assim uma época festiva diferente do habitual. Está igualmente prevista a entrega de leite em pó água engarrafada e medicamentos no Hospital de Cumura, no Centro Nutricional e Maternidade de Ingoré bem como no Centro de Saúde de Varela.

Recorde-se que a «Afetos com Letras», liderada por Joana Benzinho, tem dedicado todos os seus esforços à melhoria das condições de vida das crianças da Guiné Bissau, apoiando essencialmente projetos de formação das camadas mais jovens da população daquele país.

Sem comentários:

Enviar um comentário