terça-feira, 7 de junho de 2011

Saúde - Consumidores de carne bovina ameaçados com carbúnculo

Bissau- Direcção-geral da Pecuária guineense alerta para os perigos de contaminação da doença de carbúnculo com carne bovina.

O alerta foi deixado pelo director-geral da Direcção de Pecuária, Bernardo Cassama. «Os habitantes de Bissau estão ameaçados com consumo de carne contaminados com a doença de carbúnculo, que neste momento assola algumas regiões das zonas norte e leste do país», disse Bernardo Cassama.


O director-geral associou o perigo ao abate e comercialização de carne bovina de forma clandestina. Bernardo Cassama disse à PNN que a sua instituição continua preocupada com esta prática, que pode pôr em risco a vida de muitas pessoas.


A doença de carbúnculo começou a aparecer em Fevereiro. na região de Biombo, onde fez um morto e em Maio passado registou-se outra situação na povoação de M’bunhe no sector de Bissorâ, que matou duas pessoas.


Na região de Gabú, a febre de carbúnculo causou a morte a cerca de três dezenas de cabeças de gado. Para conter esta epidemia, Bernardo Cassamá informou que está em curso uma campanha de vacinação de animais domésticos, devendo esta terminar a 21 de Junho.


Sobre esta campanha, que visa erradicar a o problema do carbúnculo na Guiné-Bissau, Bernardo Cassama lamentou a fraca participação dos proprietários de gado.

Sem comentários:

Enviar um comentário