Bissau, 10 jun (Lusa) -- Uma receção na embaixada de Portugal na Guiné-Bissau foi o ponto alto das comemorações do 10 de junho pela comunidade portuguesa residente em Bissau.
Perante algumas dezenas de portugueses e de guineenses, que se juntaram para celebrar o dia de Camões, o embaixador de Portugal em Bissau, António Ricoca Freire, lembrou a "intensa" e "única" relação entre Portugal e a Guiné-Bissau.
"A relação entre Portugal e a Guiné-Bissau é antes de mais bilateral, intensa e única como compete a dois Estados que partilham a posse de uma mesma Língua", afirmou o diplomata português.
Para António Ricoca Freire, os dois países têm ainda um passado em comum que "importa sobretudo projetar num futuro em construção, com afinidades e interesses comuns que devem ser afirmados e reforçados no contexto do mundo da globalização, onde as vantagens estão a par com os riscos da perda de identidades próprias".
O embaixador abordou também a intensa cooperação que Portugal mantém com a Guiné-Bissau, tanto a nível bilateral como multilateral.
Para os portugueses residentes em Bissau, o embaixador deixou o "tributo" da sua "confiança e solidariedade e gratidão".
Durante a receção também foi lida a mensagem do Presidente da República de Portugal, Cavaco Silva.
A festa dos portugueses prossegue num bar na capital guineenses, que se quis associar às comemorações do 10 de junho.
MSE.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário