sexta-feira, 17 de junho de 2011

Representante da ONU apresenta em Nova Iorque Plano Priotário de Consolidação da Paz para 2011-2013

Bissau, (Lusa) -- O representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, viaja esta sexta-feira para Nova Iorque para apresentar o Plano Prioritário de Consolidação da Paz para no período entre 2011-2013 ao Fundo de Consolidação de Paz das Nações Unidas.

Em fevereiro, o Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas (PBF) aprovou um segundo desembolso de 16,8 milhões de dólares com base naquele plano apresentado em dezembro de 2010.

Segundo uma nota à imprensa do Gabinete Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), o documento, discutido quarta-feira num encontro que reuniu vários ministros, representantes de instituições estatais, diplomatas e a sociedade civil, centra-se na reforma do setor de defesa e segurança, emprego jovem e processo de diálogo nacional.

A Guiné-Bissau é o terceiro país a beneficiar do Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas.

O novo envelope tem o triplo do valor recebido na primeira tranche (seis milhões de dólares), em 2008, que foi investido no financiamento das eleições legislativas, reabilitação de duas prisões, três casernas militares e no emprego e formação profissional de jovens.

No dia 28, o Conselho de Segurança da ONU discute o relatório da UNIOGBIS sobre a Guiné-Bissau.

MSE.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário