sábado, 25 de junho de 2011

Governo precisa de 13,7 milhões de euros para combate ao narcotráfico

20070521133050_42259812_money203 Bissau - A Guiné-Bissau precisa de 13,7 milhões de euros para implementar o novo programa nacional de combate ao narcotráfico e crime organizado para o período entre 2010 e 2014,  apresentado hoje (sexta-feira) publicamente aos parceiros de desenvolvimento. 
O Programa Operacional Nacional, que vai ser aplicado com o apoio do Escritório da ONU contra a Droga e Crime (UNODC) está dividido em três áreas temáticas, nomeadamente agências de segurança, justiça criminal e abuso de drogas e o vírus da SIDA.

Em relação às agências de segurança, o governo guineense considera que as "fracas agências de segurança contribuem para tornar a Guiné-Bissau vulnerável ao tráfico ilícito transnacional".

"O novo Plano Operacional visa estender a autoridade do Estado a todo o território para desenvolver as competências e as capacidades especializadas", refere o documento.

Até 2014, o governo guineense pretende rever a formação das instituições de segurança, melhorar a cooperação entre estas e a segurança no território nacional.

Na questão da justiça criminal, o Plano Operacional prevê "pôr fim à impunidade e restaurar a confiança no sistema judiciário".

A terceira temática pretende desenvolver uma série de acções de prevenção e sensibilização junto da população sobre a droga e os seus malefícios.

Sem comentários:

Enviar um comentário