quinta-feira, 2 de junho de 2011

País já exportou mais de 20 mil toneladas de castanha de cajú

Bissau, (Lusa) -- O presidente da Câmara do Comércio (CCIAS) da Guiné-Bissau, Braima Camará, disse hoje que em pouco mais de dois meses de campanha de comercialização da castanha do cajú já foram exportadas mais de 20 mil toneladas.

Segundo o presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS), instituição que juntamente com o Ministério do Comércio monitoriza a campanha, a meta é superar o valor obtido na exportação do ano passado, as 123 mil toneladas.

"É um facto inédito e histórico. A operação decorre de forma célere. Pela primeira vez na história da campanha de comercialização do cajú conseguimos exportar até à primeira quinzena do mês de maio mais de 20 mil toneladas da castanha", explicou Camará.

A satisfação do presidente da CCIAS também está relacionada com o facto de a castanha estar a ser comprada a bom preço ao produtor, o que Braima Camará diz ser benéfico para a dinamização da própria economia do país.

"O preço praticado está acima de todas as expectativas. A nossa expectativa inicial era que ninguém comprasse um quilograma por menos de 250 francos CFA e hoje em todo território nacional ninguém consegue comprar um quilo da castanha por menos de 400 francos CFA", notou Braima Camará.

Braima Camará espera que a "campanha traga uma satisfação geral para todos os intervenientes no processo, o Governo, os empresários, os exportadores e os agricultores".

A índia é o principal comprador da castanha de caju da Guiné-Bissau.

MB.

Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário