sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lula transfere cargo neste sábado para Dilma, a 1ª mulher a governar o país

Dilma Rousseff receberá neste sábado a faixa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em um ato que marcará a ascensão ao poder da primeira mulher como chefe de Estado do Brasil e também a despedida do líder mais carismático e popular que o país já teve.

Os presidentes de Bolívia, Colômbia, Chile, El Salvador, Guatemala, Guiné-Bissau, Uruguai, Paraguai, Peru, Guiné, Suriname, Venezuela e Coreia do Sul, assim como o príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, assistirão à cerimônia .

Também estarão presentes os primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, e da Bulgária, Boiko Borisov, cuja presença terá um significado especial para Dilma, já que seu pai era de origem búlgara.

Além disso, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, virá para a posse em agradecimento à recente decisão do Brasil de reconhecer o Estado palestino pelas fronteiras de 1967, o que gerou críticas em Israel, que na posse será representado por uma delegação diplomática.

Na lista de convidados especiais estão ainda 11 mulheres que, entre 1970 e 1972 dividiram cela com Dilma, que foi presa durante a ditadura militar.

A cerimônia de posse terá início às 14h30 de Brasília, quando Dilma chegará à Catedral de Brasília, situada no início da Esplanada dos Ministérios.

Está previsto que ela iniciará um percursso da catedral até o Palácio do Planalto em um Rolls Royce Silver Wraith sem capota, que deixou de ser fabricado em 1958 e foi doado ao país pela rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1953. No entanto, se chover, Dilma terá que utilizar um veículo fechado.

Em homenagem à primeira mulher eleita para governar o país, o automóvel será escoltado por integrantes do corpo feminino da Polícia Federal, que se encarregarão de controlar a multidão, já que se espera que cerca de 20 mil pessoas compareçam ao ato.

Diante do Congresso, Dilma prestará juramento e pronunciará seu primeiro discurso como presidente do país.

Depois ela irá ao Palácio do Planalto, onde será esperada por Lula no alto de uma rampa que conduz ao interior da sede do Governo.

Ela subirá a rampa e Lula então fará a entrega da faixa, para depois descer pela mesma passarela e se despedir definitivamente do cargo que ocupa desde 1º de janeiro de 2003 e que deixa com uma extraordinária popularidade de 87%.

Depois Lula partirá para o aeroporto e deixará Brasília rumo a São Bernardo do Campo, onde fica sua residência particular.

Antes de chegar a São Bernardo do Campo, onde será recebido com uma grande festa, Lula fará uma escala no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde visitará o atual vice-presidente José Alencar, internado por causa de um câncer abdominal.

De noite, concluídos os atos oficiais na sede do Governo, Dilma oferecerá uma recepção para as delegações estrangeiras e centenas de convidados no Palácio de Itamaraty.

A nova presidente do Brasil iniciará suas atividades oficiais no domingo, quando se reunirá com alguns dos chefes de Estado e das autoridades estrangeiras que participarão da cerimônia de posse.

Até agora, estão previstos encontros com os presidentes de Venezuela, Hugo Chávez; Bolívia, Evo Morales; e Uruguai, José Mujica, assim como com Felipe de Borbón.

Sem comentários:

Enviar um comentário