sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Brasília acolheu debate sobre Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

Estabelecida em 1986 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, com base em iniciativa brasileira, a ZOPACAS é integrada por 24 países.

Brasília - A capital federal do Brasil acolheu esta semana, nos dias 6 e 7, uma Mesa Redonda com o propósito de debater a revitalização da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, (ZOPACAS), informou nesta quinta-feira (9), em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.


Estabelecida em 1986 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, com base em iniciativa brasileira, a ZOPACAS é integrada por 24 países: África do Sul, Angola, Argentina, Benin, Brasil, Cabo Verde, Cameroun, Congo, Côte d’Ivoire, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Libéria, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Togo e Uruguai.


A Mesa Redonda de Brasília permitiu uma discussão, em nível técnico, de possibilidades de cooperação entre os países-membros em diversas áreas e constituiu etapa de preparação para reunião ministerial, a ser realizada no Uruguai, possivelmente em 2011.
De acordo com o comunicado do Itamaraty, na Mesa Redonda identificaram-se, como áreas passíveis de desenvolvimento de projetos comuns de cooperação, entre outras, o mapeamento e exploração dos fundos marinhos, proteção e preservação de recursos marinhos, transporte marítimo e aéreo, segurança portuária, cooperação.

Sem comentários:

Enviar um comentário