quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Relatório indica que 50 toneladas de cocaína circulam anualmente na África Ocidental

A Guiné-Bissau, Cabo Verde, a Guiné-Conakry e o Senegal conhecem uma forte progressão do tráfico e apreensões de droga, indica o relatório.

alt

Paris - Cerca de 50 toneladas de cocaína, no valor de um US$ 1,8 bilhões de dólares americanos, circulam ilegalmente cada ano em África, indica um estudo do Observatório Sahelo-Sariano de Geopolítica e Estratégia (OSGS).
Intitulado "Avaliação dos Riscos e Apostas de Segurança no Espaço Sahelo-Sariano", o estudo afirma que a faixa sahelo-sariana, que vai da Mauritânia ao Tchad, passando pela Argélia, pelo Mali e pelo Níger, tornou-se numa zona de trânsito da droga destinada ao mercado europeu.
Encaminhada por diferentes meios de transporte na África Ocidental, a cocaína passa pelo norte do Mali, pelo sul da Argélia, pelo norte do Níger, pelo sul da Líbia e pelo Egipto para chegar à Europa, segundo o itinerário reconstituído pelo OSGS, um organismo sediado em Bamako, no Mali.
"O Sahel serve igualmente de zona de armazenagem que encobre um potencial de recurso à violência por parte dos diferentes grupos que podem ser tentados a roubar os lotes armazenados ou em trânsito, cujo transporte e segurança custam dois mil euros por quilograma de cocaína », acrescenta o estudo do Observatório dirigido pelo antigo ministro maliano da Defesa, Soumeylou Boubèye Maïga.
Examinando o caso particular do Mali, o estudo sublinha que o país conheceu um forte aumento das apreensões de drogas entre 2000 e 2007.
"Em 2007, por exemplo, os diferentes serviços do Mali apreenderam nove toneladas de cannabis, situando assim o país na segunda posição, atrás da Nigéria, na sub-região. Por outro lado, 750 quilogramas de resina de cannabis, no valor de cerca de dois milhões de dólares americanos foram apreendidos em Janeiro de 2009", pormenoriza o inquérito do OSGE.
Vários outros países da África Ocidental, entre os quais a Guiné-Bissau, Cabo Verde, a Guiné-Conakry e o Senegal, conhecem uma forte progressão do tráfico e apreensões de droga, indica ainda o relatório.
Segundo o Programa das Nações Unidas de Luta contra a Droga (PNUCID), a droga faz pairar graves incertezas sobre a paz e a estabilidade na África Ocidental.
"O despenhamento perto de Gao, no Mali, de um avião cargueiro que transportava droga proveniente da América Latina e o assassinato horrível do Presidente bissau-guineense Nino Vieira, em Março de 2009, revelam a amplitude do fenómeno e incita os Estados da região a privilegiar uma resposta concertada", sublinha o estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário