segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vai ser criada a Associação de Portos da CPLP

Pela sua importância, publicamos na íntegra as conclusões do III Encontro de Portos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que reuniu responsáveis portuários dias 2 e 3 de Dezembro em Angola.

Os representantes dos Portos da CPLP de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe congratulam-se pela excelente organização do Porto de Luanda, que nos permitiu uma vez mais estreitar os laços de cooperação no Espaço da Lusofonia.
O estudo de mercado apresentado pela Associação dos Portos de Portugal demonstrou a existência de um forte potencial para o aumento das trocas comerciais entre os países da CPLP. Foram identificadas oportunidades que esperamos venham a ser consolidadas, no primeiro trimestre do próximo ano, com a apresentação do Relatório Final, em reunião a realizar em Moçambique.
Procedeu-se a aturada reflexão sobre os novos caminhos do transporte marítimo, tendo as intervenções evidenciado que as auto-estradas do mar, os sistemas de informação e o serviço logístico all in conferem aos portos um papel decisivo na criação de valor nas cadeias logísticas.
O papel das administrações portuárias na implementação do código ISPS, assim como na melhoria dos procedimentos de controlo de mercadorias foi considerado de capital importância para a melhoria da eficiência portuária.
Urge olhar para os portos como parcelas de maior relevância no processo logístico, entendendo este processo como estratégico, no sentido em que cria valor e permite a diferenciação. Construir plataformas logísticas como complemento dos portos é contribuir para criar valor à carga e aumentar a sua competitividade; a melhoria das infra-estruturas e a operacionalidade de um terminal portuário implica ganhos importantes na cadeia de abastecimento de um país ou de uma região.
Ficou clara a importância das Comunidades Portuárias no desenvolvimento dos portos.
Entendeu-se, no âmbito do espaço da Lusofonia, desenvolver um projecto integrado de formação de mão-de-obra portuária e marítima.
Decidiu-se constituir a Associação de Portos da CPLP, entendida esta como um instrumento de inegável valia no reforço da cooperação e também como entidade dinamizadora das acções necessárias ao incremento das trocas comerciais entre os países da CPLP.
A Cabo Verde caberá organizar o IV Encontro de Portos da CPLP em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário