Bissau - O barco IV Centenário de Cacheu já está pronto e à espera da primeira de muitas viagens que vai fazer entre Bissau e Bolama com paragem em Catió, na Guiné-Bissau, informou hoje (quarta-feira) uma fonte portuária.
"A viagem ficou inicialmente marcada para o final do ano. Estamos ainda a ultimar os preparativos como a colocação de últimos equipamentos que permitam fazer a navegação mais segura", diz à Lusa Mário Loureiro, director-geral do Porto de Bissau.
O barco IV Centenário de Cacheu foi adquirido pelo Governo guineense em 1989, no quadro das comemorações dos 400 anos da cidade para assegurar as ligações entre Cacheu e São Domingos.
O navio ainda navegou durante oitos anos, mas uma avaria, seguida da guerra civil, ditaram quase a sua paralisação.
Treze anos depois e com reparações na ordem dos 200 mil euros, o IV Centenário de Cacheu já está no porto de Bissau à espera dos primeiros 150 passageiros para levar para Bolama.
"O navio surge para responder às expectativas das populações, às necessidades, ao direito de ir e vir das pessoas que do mar dependem. Vamos fazer um preço que esteja do alcance da própria população", diz Mário Loureiro, acrescentando que a ligação será semanal.
A decisão do governo de reparar o barco foi tomada em Janeiro de 2009, após os trágicos acidentes ocorridos no mar em que morreram 84 pessoas a bordo de pirogas.
O IV Centenário de Cacheu tem capacidade para 150 pessoas e para 10 toneladas de carga e sofreu intervenções no casco, nas maquinarias, nos motores e no gerador.
Sem comentários:
Enviar um comentário