terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Guiné-Bissau recebe 30 mil litros de gasóleo do programa de energia eléctrica

altO Governo da Guiné-Bissau recebe hoje os primeiros 30 mil litros de gasóleo no âmbito do programa de emergência para abastecimento de energia eléctrica à cidade de Bissau da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A convenção de financiamento do Programa Especial de Emergência para o Fornecimento de Energia Eléctrica a Bissau foi assinada em Agosto entre o governo guineense, a CEDEAO e a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).

O financiamento foi feito no âmbito da assistência pós-conflito e vai permitir às autoridades guineenses fazer face às dificuldades de produção, condução e distribuição de energia eléctrica, segundo um comunicado do Ministério da Economia.

A CEDEAO e a UEMOA tomaram a decisão de apoiar a Guiné-Bissau a resolver a crise energética na capital em 2008, mas só na semana passada foi aprovado em Conselho de Ministros o apoio de 10 milhões de dólares (7,48 milhões de euros).

A soma será aplicada na compra de combustíveis e lubrificantes para os grupos geradores durante um ano de exploração, bem como para a aquisição de equipamentos de controlo-comando e de três transformadores de 10 KWA.

No quadro do projecto multissectorial de reabilitação de infra-estruturas do Banco Mundial, a Guiné-Bissau beneficiou também de um donativo de 12 milhões de dólares (8,97 milhões de euros) para um programa de reabilitação dos sectores de electricidade e água da capital.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário