quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Conselho de Estado felicita Governo

Malam-Bacai-Sanha Bissau - A primeira reunião do Conselho de Estado da Guiné-Bissau convocada pelo Presidente, Malam Bacai Sanhá, serviu para felicitar o Governo pelo rigor nas contas públicas, disse Francisco Benante, porta-voz daquele órgão consultivo do chefe de Estado guineense. 

Segundo Francisco Benante, antigo presidente do parlamento, a reunião serviu também para o Presidente transmitir ao Governo "as preocupações da população", nomeadamente falta de estradas, escolas, electricidade, água e outros bens essenciais. 

Malam Bacai Sanhá iniciou esta semana a sua primeira presidência aberta, através da qual pretende contactar directamente as populações com o objectivo de se inteirar da sua realidade. 

O Conselho de Estado, que durou pouco mais de duas horas, serviu também para os conselheiros felicitarem "o bom desempenho e o rigor do Governo" no controlo das Finanças Públicas, factor que foi determinante para o perdão da dívida externa do país, notou Francisco Benante. 

A Guiné-Bissau viu recentemente perdoada cerca de 80 porcento da sua dívida externa pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial (BM), avaliada em 1,2 mil milhões de dólares (911,37 milhões de euros). 

Além da nota de felicitação, o Conselho de Estado encorajou o Executivo liderado por Carlos Gomes Júnior a prosseguir com o rigor nas Finanças Públicas como forma de atender às necessidades das populações. 

Os conselheiros do Estado guineense pediram tanto à Presidência da República como ao Governo para desencadearem "uma diplomacia ofensiva" no sentido de atrair investimentos para o país, tendo como premissa o perdão da dívida externa. 

A reunião serviu ainda para o Presidente guineense apresentar os novos membros do Conselho de Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário