quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Côte d'Ivoire- CEDEAO convoca cimeira extraordinária para 6ª feira

Abuja - A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) convocou para sexta-feira uma cimeira extraordinária para debater a degradação da situação política na Côte d'Ivoire, país que se encontra já suspenso da organização devido à instabilidade social.

A suspensão da Côte d'Ivoire coincidiu com a exigência da CEDEAO para que o presidente cessante, Laurent Gbagbo, deixe voluntariamente o poder.

Os países da CEDEAO "pretendem examinar os últimos desenvolvimentos na Côte d'Ivoire e ver como podemos dar uma resposta colectiva", declarou Sunny Ugoh, porta-voz da organização, de que fazem parte 15 países: Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Côte d'Ivoire, Gâmbia, Ghana, Guiné - Conakry, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo. 

A instabilidade social e política iniciou-se com a segunda volta das presidenciais de 28 de Novembro passado, em que Alassane Ouattara foi considerado vencedor com mais de 54% dos votos pela Comissão Eleitoral Independente, mas o Conselho Constitucional, próximo do Presidente cessante Laurent Gbagbo, não validou aqueles resultados e proclamou a vitória desse. 

Sem comentários:

Enviar um comentário