segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Os olhos do mundo se voltam para Brasília

Diversos líderes internacionais comparecem à posse da presidenta brasileira, entre eles os rivais políticos Hugo Chávez, da Venezuela, e Hillary Clinton, dos EUA

Brasília - Alguns dos personagens políticos e dos meios de comunicação mais importantes do mundo acompanharam de perto a posse da presidenta do Brasil. O momento em que Dilma Rousseff se tornou a primeira brasileira a colocar a faixa presidencial no peito foi tão marcante que conseguiu promover até um inusitado aperto de mãos de dois grandes rivais políticos: a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

>> FOTOGALERIA: Lula passa faixa presidencial para Dilma Rousseff

 

Foto: AFP

Os presidentes colombiano, Manuel Santos (E), e chileno, Sebastian Piñera, observam inusitado aperto de mãos de Hillary e Hugo Chávez | Foto: AFP

Pouco depois de receber a faixa de Lula, Dilma foi calorosamente cumprimentada por ambos, assim como por chefes de estados de Bolívia, Colômbia, Coreia do Sul, Chile, El Salvador, Guatemala, Guiné-Bissau, Uruguai, Paraguai, Peru, Suriname e Coreia do Sul. Também a parabenizaram o príncipe das Astúrias, Felipe de Borbón, os primeiros-ministros de Portugal, José Sócrates, e da Bulgária, Boiko Borisov, e o chefe da ANP, Mahmoud Abbas.

O venezuelano Hugo Chávez foi recebido pela presidenta logo após Hillary, que conversou por cerca de um minuto com Dilma. Depois de falarem com Dilma, Hillary e Chávez apertaram as mãos e, sorridentes, até trocaram algumas palavras.
Tradicional rival político dos EUA, Chávez ‘pegou pesado’ com Hillary no fim de novembro, época em que milhares de documentos diplomáticos americanos foram vazados pelo site ‘WikiLeaks’. O venezuelano chegou a dizer que Hillary deveria renunciar ao cargo e que ela “se sente superior” ao chefe, o presidente americano, Barack Obama, “porque é branca”.

Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia

Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia

Dilma e o presidente paraguaio, Fernando Lugo, se cumprimentaram afetuosamente enquanto a presidenta recebia os líderes mundiais. Assim como a brasileira, Lugo também venceu recentemente uma batalha contra o câncer, se tratando inclusive no Brasil.
Chefes de estado e representantes de diferentes culturas reagiram de maneiras diferentes frente à Dilma. Empolgado, o presidente de Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, segurou os pulsos da presidenta e balançou seus braços. O premiê da Bulgária, país de origem do pai de Dilma, deu-lhe um presente que parecia um quadro. Há dois dias, o presidente do país, Gueorgui Parvanov, dera uma árvore genealógica para Dilma Rousseff.
Relembre a transmissão da faixa nas posses de 2003 e 2011

Dilma Rousseff assume a presidência da República e recebe a faixa das mãos de Lula. Multidão acompanha cerimônia em Brasília

Na imprensa internacional
LAGRIMAS DE DILMA
Grandes meios de comunicação destacaram em seus sites a posse. Entre eles, as redes BBC (britânica) e CNN (americana). Os textos chamavam atenção para as lágrimas da presidenta ao discursar.
EMOÇÃO DE LULA
O jornal espanhol ‘El País’ exibiu foto de Lula se abraçando com a sucessora, acima do título ‘Dilma Rousseff promete acabar com a miséria do Brasil’. A publicação também destaca a emoção dela ao lembrar de colegas de cárcere na ditadura.
DESIGUALDADE
O jornal francês ‘Libération’ disse que a “ex-guerrilheira” Dilma vai assumir um país que está “em pleno boom econômico, mas que continua sendo um dos mais desiguais”.

Participaram da cobertura Alessandra Horto, Kamille Viola, Diego Barreto, João Ricardo Gonçalves, Mahomed Saigg, Marcos Galvão, Maria Luísa Barros, Pedro Landim, Ricardo Villa Verde, Sheila Machado e Thiago Feres

Sem comentários:

Enviar um comentário