quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Guiné-Bissau e Guiné Conakry comprometem-se a lutar contra tráfico de droga

A maior parte dos presumíveis traficantes de droga, incluindo o coronel Ousmane Conté, filho mais velho do falecido Presidente Lansana Conté, e vários dos seus co-acusados foram libertados.

alt

Conakry – O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, abordou em Conakry com o seu homólogo guineense, Alpha Condé, as medidas a tomar pelos dois países para lutar eficazmente contra o tráfico de droga.
Falando à imprensa quarta-feira no termo de uma visita de 48 horas a Conakry, Malam Bacai Sanhá afirmou que o combate dos dois Governos deverá abranger essencialmente o tráfico de droga que acabou por fazer dos seus países placas giratórias deste fenómeno.
"Tenho relações muito fortes com Alpha Condé que conheço há vários anos. O meu país mantém relações muito especiais com a Guiné, que lutou ao seu lado durante a sua guerra de independência", afirmou o Presidente da Guiné-Bissau, o primeiro chefe de Estado a efetuar uma visita a Conakry desde a investidura de Alpha Condé a 21 de dezembro.
Segundo ele, os dois países vão "muito brevemente" criar equipas de supervisão mista das costas marítimas entre Conakry e Bissau para perseguir os traficantes de droga.
Por seu turno, o Presidente Alpha Condé sublinhou que não se incomodou em revelar aos seus visitantes, surpreendidos em ver "viaturas de luxo" em Conakry durante a sua investidura, que é o fruto do tráfico de droga que "ficou impune".
Lembrou ter reabilitado nas suas funções o coronel Moussa Tiégboro Camara, ex-ministro encarregue dos Serviços Especiais, Luta contra o Tráfico de Droga e Grande Banditismo no primeiro Governo da Junta, em 2008, que depende doravante da Presidência da República, para perseguir "todos os traficantes, civis ou militares", implicados no tráfico de droga e entregá-los à justiça.
"Nomeei três advogados no meu Governo para pôr termo a uma justiça laxista que acabou por se instalar no nosso país", disse o Presidente guineense.
O novo ministro da Justiça, Christian Sow, antigo bastonário da Ordem dos Advogados em 2000, declarou, na altura da sua posse, que se devia dar novamente à justiça "a sua credibilidade e a sua nobreza" e avançar numa "mudança qualitativa" para assinar rapidamente "um contrato social e moral" entre os cidadãos e a justiça.
"Precisamos duma justiça forte e respeitada para resolver os problemas. Uma justiça de qualidade é possível", disse Christian Sow, anunciando a organização de "consultas gerais da justiça" durante o primeiro trimestre do ano.
A maior parte dos presumíveis traficantes de droga, incluindo o coronel Ousmane Conté, filho mais velho do defunto Presidente Lansana Conté, e vários dos seus co-acusados detidos em 2009 pelo antigo chefe da Junta, o capitão Moussa Dadis Camara, foram libertados durante a transição dirigida pelo general Sékouba Konaté.

Sem comentários:

Enviar um comentário