quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cooperação: Portugal reavalia cooperação técnico-militar


Bissau – O Ministro da Defesa Nacional disse que o Governo português está a reavaliar o programa de cooperação técnico-militar com a Guiné-Bissau.

A reavaliação estará a ser feita, tendo em conta a necessidade de um novo período de assistência entre os dois países no domínio militar.
Aristides Ocante da Silva, que falava esta terça-feira aos jornalistas no âmbito da visita que efectuou aos Estado-Maior do Exército e Marinha Nacional, desmentiu que Portugal tenha abandonado a sua cooperação militar com a Guiné-Bissau.
«Portugal não terá retirado, simplesmente marcou um compasso de espera, tendo em conta que é preciso reavaliar o estado da cooperação», afirmou Ocante da Silva. Para os próximos anos, o responsável da pasta da Defesa Nacional disse que estão em curso os trabalhos para uma nova programação sobre a cooperação entre Bissau e Lisboa.
Em relação às unidades militares, Aristides Ocante da Silva anunciou para os próximos dias, uma melhoria na dieta alimentar dos militares nos quartéis, tendo garantido que neste momento o Executivo ainda tem alguma verba que vai ser complementada com a ajuda dos parceiros internacionais no âmbito da reforma em curso nos sectores da Defesa e Segurança na Guiné-Bissau.
«Devo dizer que, se os nossos militares não tinham pequeno-almoço, agora vão passar a ter (…), café e chá são indispensáveis para a dieta alimentar de qualquer pessoa», argumentou o ministro da Defesa Nacional.
Em relação à parceria entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o ministro da Defesa, disse haver necessidade de coordenação entre as duas partes para que as suas acções de apoio e ajuda à Guiné-Bissau não sejam motivos de duplicação.
«Esta acção consiste, entre outros aspectos, na formação, reforma e reinserção condigna, na integração na vida económica activa», referiu o governante.
Sumba Nansil

Sem comentários:

Enviar um comentário