segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Detidos 51 estrangeiros que tentavam entrar ilegalmente no país

 Cidadãos estrangeiros ilegais detidos na Barra do Dande

Cidadãos estrangeiros ilegais detidos na Barra do Dande

Luanda - As autoridades policiais detiveram na madrugada de hoje, domingo, 51 estrangeiros, entre os quais oito mulheres que tentavam entrar ilegalmente a Angola ao longo da costa  da barra do Dande, província do Bengo.

Dos estrangeiros detidos, 16 são da Guiné Concacry, cinco da Guiné  Bissau, seis malianos, quatro da RDCongo, oito da Costa do Marfim,  11 gambianos e dois senegaleses. 

Os referidos imigrantes, que embarcaram a partir da localidade do Mwanda (RDC), ponto de concentração, tinham como objectivo atingir a capital do país (Luanda), tida por eles como local ideal para  oportunidades de negócios de vária índole.

Os cidadãos em causa faziam-se transportar numa embarcação precária que, entretanto, foi abandonada pelos respectivos tripulantes no alto mar, já sem o respectivo motor. 

Presente no local de detenção dos imigrantes, o comandante provincial da polícia e delegado do Interior no Bengo, comissário Francisco Paiva, fez saber que as autoridades policiais não vão permitir que os estrangeiros "continuem a entrar de forma abusiva no país".

Segundo a fonte, a operação vem confirmar a prontidão das forças da  ordem relativamente a vigilância na fronteira.

"Desde a quadra festiva e por orientação do nosso ministro do Interior  que nós não desativamos o sistema de vigilância da nossa fronteira e isto vai continuar assim daqui pra frente", disse o comissário  Francisco Paiva, que promete tolerância zero  à imigração ilegal.

Após a detenão destes imigrantes ilegais, segundo o director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) no Bengo,  Firmino Candeias, o passo a seguir é submete-los a uma triagem documental e posteriormente manter contactos com os embaixadores dos respectivos países para a efectivação do repatriamento desses cidadãos.

A fonte da Angop disse terem já todas as equipas preparadas para iniciar o trabalho.

Instado sobre a preferência dos imigrantes em penetrar ilegalmente  através da costa da Barra do Dande, Firmino Candeias disse ser a  partir da província do Bengo onde se realizam as entradas para a  capital do país.

Admitu, entretanto, a existência de algumas redes conectadas que  auxiliam este tipo de imigração ilegal. "Estamos a trabalhar no sentido  de descobrir estas redes". 

Importa referir que em menos de 30 dias as autoridades policiais detiveram, no mesmo local, cerca de 57 estrangeiros de diversas  nacionalidades que também tentavam entrar ilegalmente no país.

Sem comentários:

Enviar um comentário