Nova Iorque - O secretário-geral das Nações Unidas nomeou o camaronês Gana Fofang como adjunto do seu enviado especial na
Guiné-Bissau, onde será também coordenador residente da ONU e representante do Programa de Desenvolvimento da organização (PNUD).
"Fofang traz ao seu novo cargo uma prolongada experiência de progressiva responsabilidade em funções no sistema das Nações Unidas", refere a nota da nomeação do novo representante especial adjunto, que vai trabalhar com o enviado Joseph Mutaboba.
A sua experiência, adianta a nota, inclui "os campos de desenvolvimento pós-conflito, apoio eleitoral, desminagem, reformas da Administração Pública, Justiça e sector de Segurança, bem como governação política e económica".
A sua liderança e capacidades, segundo o comunicado, serão um activo para o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e para a equipa das Nações Unidas no país.
Até agora, Fofana estava em São Tomé e Príncipe como coordenador residente da ONU e representante do PNUD.
Antes, esteve ligado ao gabinete do PNUD para África em Nova Iorque (2006-2008), e nos seis anos anteriores representou o mesmo programa no Laos, Rwanda e Moçambique.
Também assumiu várias posições no sector privado e UNICEF, entre 1988 e 1999, em Nova Iorque, Cabo Verde e Argélia.
Fofang é mestre em economia e desenvolvimento pela Universidade de Cambridge, Reino Unido.
Nascido em 1957, é casado e tem dois filhos, segundo a informação divulgada pela ONU.
Sem comentários:
Enviar um comentário