sábado, 11 de setembro de 2010

ONU vai recolher apoios para a Guiné-Bissau

Representante especial para a Guiné-Bissau vai a Lisboa, Paris, Londres e Bruxelas na próxima semana.

bandeira-campanhaeleitoral93188619_400x225 Lisboa vai ser uma das capitais europeias que o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, Joseph Mutabola, visita na próxima semana, com o objectivo de  angariar apoios para aquele país africano. A noticia foi avançada esta noite à Renascença por Vladimir Monteiro, porta-voz da missão da ONU em Bissau.

“Na próxima semana o representante especial estará na Europa. De 13 a 23 [de Setembro] vai a Lisboa, Paris, Londres e Bruxelas, para contactar países europeus no sentido de manterem o seu apoio à Guiné-Bissau, para permitir que o país ultrapasse as dificuldades”, explica.

Vladimir Monteiro comenta também a visita que o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, está a efectuar a Angola, como uma iniciativa “extremamente importante”. “Tudo o que possa ajudar a Guiné-Bissau tem de ser apoiado”, frisa.
Em destaque nesta visita está o “dossier” da segurança e cooperação militar, sendo que nos próximos dias parte para a Guiné-Bissau uma missão de militares e polícias angolanos.

Carlos Gomes Júnior pretende ainda discutir com o Governo angolano o possível envio de uma missão de tropas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para estabilizar a situação na Guiné-Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário